
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA – PARFOR EQUIDADE
COMUNICADO ÀS LIDERANÇAS E AOS CACIQUES DAS
COMUNIDADES INDÍGENAS DA BAHIA
Com grande satisfação, informamos sobre o andamento das atividades da Licenciatura Intercultural Indígena (LINTER) da UFBA, referente ao semestre 2025.1. O curso tem sido desenvolvido com compromisso e normalidade, graças à dedicação de estudantes, docentes, técnicos e da equipe de coordenação.
A LINTER, iniciada em agosto de 2024, integra o Programa Parfor Equidade e opera em regime de alternância universitária. Este modelo contempla três momentos:
- Tempo Universidade: Quatro semanas de aulas presenciais nos campi da UFBA em Salvador.
- Tempo Universidade na Comunidade: Dez dias de imersão em uma aldeia indígena anfitriã, reunindo corpo docente e discente.
- Tempo Comunidade: Atividades de estágio e acadêmicas realizadas nas aldeias, com orientação remota dos professores da UFBA.
Todas as atividades têm sido realizadas conforme o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e as diretrizes do Edital Capes nº 23/2023. A coordenação institucional do Parfor-UFBA, a direção da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) e o Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB) acompanham criteriosamente a execução do curso.
Nossos 40 cursistas têm demonstrado dedicação e empenho, promovendo seu processo de aprendizagem tanto nos campi da UFBA quanto no local de hospedagem. Para acontecer o Tempo Universidade do semestre 2025.1, realizado de 24 de março a 17 de abril, a hospedagem no Fiesta Bahia Hotel, com café da manhã incluso, foi concedida com o apoio da Coordenação da Educação Escolar Indígena do Estado; o transporte e as refeições (almoço e jantar) têm sido oferecidos pela UFBA nos dias de aula. A seguir, apresentamos um resumo das ações curriculares que têm sido realizadas dentro do cronograma correspondente ao Tempo Universidade (UFBA) do segundo semestre (2025-1) da Licenciatura em Educação Intercultural Indígena da UFBA.
As atividades acadêmicas desse período incluem aulas das disciplinas a seguir:
1. História Indígena e do indigenismo.
2. Avaliação da aprendizagem.
3. Educação Identidade e Pluralidade Cultural.
4. Onda Solidária de Inclusão Digital.
5. Educação Indígena e Direitos Humanos.
6. Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos.
7. Legislação da Educação Escolar Indígena.
As aulas, com carga horária de 8 horas diárias, têm a presença e participação ativa dos cursistas como critérios fundamentais de avaliação. Ao longo do Tempo Universidade 2025-1, a Coordenação da LINTER está em contato permanente com os representantes discentes, matriculados nas disciplinas, que fazem parte do Colegiado da LINTER, e que estão hospedados no hotel, para garantir que o planejamento seja cumprido.
A Licenciatura Intercultural Indígena agradece o apoio das lideranças e organizações indígenas da Bahia, que têm contribuído para o fortalecimento do curso e a concretização de sua proposta curricular.
Contamos com o contínuo trabalho coletivo para a formação do corpo docente e ampliação da qualidade da educação escolar indígena nos territórios baianos.
Atenciosamente,
Prof. Mauricio Caviedes
Coordenador LINTER UFBA
Prof. Marcelo Moura Mello
Diretor da FFCH-UFBA
Prof. Maria Rosário Goçalves de Carvalho
Coorednadora PINEB
Noemí Pereira de Santana
Coordenadora Institucional
PARFOR-UFBA