Habilitação em Artes, Linguagens e Literaturas

12 componentes curriculares, com 705 horas, as quais 30% são horas presenciais teóricas (Tempo-Universidade) e o restante são atividades teórico-metodológicas realizadas nas comunidades (Tempo-Comunidade e Tempo Universidade-Comunidade).

  • Alfabetização e Letramento

A concepção de alfabetização e de letramento. As características da linguagem escrita e seu processo de aquisição. O ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa sob a luz da Sociolonguística. Questões implícitas do preconceito e da ideologia. O papel do professor frente a tais questões, sua práxis enquanto ato político-ideológico e os desafios da contemporaneidade.

  • As Línguas Indígenas na Formação do Português Brasileiro

História da formação e desenvolvimento do português falado no Brasil à luz do contato com as línguas indígenas.

  • Criação Literária

Elaboração de textos curtos em poesia e prosa, mediante técnicas com a palavra.

  • Ensino de Literaturas Indígenas

Concepções de literaturas de autoria indígena. Concepções de ensino postas em circulação pelas cosmovisões indígenas. Fundamentos para o ensino de literaturas em contextos indígenas. Metodologias para o ensino de literaturas de autoria indígena. Formação de leitores de literaturas indígenas. Usos e seleção crítica de materiais para o ensino de literaturas em contextos indígenas.

  • Ensino de Língua na Educação Escolar Indígena

Estudo crítico-reflexivo sobre a implementação e o ensino de línguas na educação escolar indígena. Discussão e análise de políticas linguísticas na educação escolar indígena. Abordagens contemporâneas de ensino, análise de materiais didáticos e formatos de avaliação.

  • Estudos das Línguas Indígenas Brasileiras I – Fonética e Fonologia

Compreender princípios básicos da Fonética Articulatória e pressupostos da Fonologia aplicados aos estudos das línguas indígenas brasileiras.

  • Estudos das Línguas Indígenas Brasileiras II – Morfologia e Sintaxe

Conhecimento básico, teórico e prático, de aspectos morfológicos e sintáticos das línguas indígenas brasileiras.

  • Estudos em Dança e Saberes Indígenas

Investigação da dança na sua relação com os saberes e conhecimentos indígenas, considerando diversidade étnica, cultural e territorial. Compreensão das questões identitárias e políticas em seus processos de afirmação. Os fazeres e as criações artísticas como meio de tradução dos conhecimentos indígenas na dança. Prática de extensão universitária.

  • Literaturas dos Povos Indígenas

Estudos das literaturas de autoria de povos indígenas. Concepções de literatura, cultura e artes em contextos indígenas. Relações das literaturas de autoria indígena com outras artes. Escritores e artistas indígenas. Oralidade, memórias e as artes do corpo. Autoria individual e coletiva, gêneros multimodais, processos de criação e circulação de literaturas indígenas.

  • Ensino e aprendizagem musical em perspectiva afrodiaspórica e indígena

Cosmovisão afrobrasileira e indígena. Valores civilizatórios afrobrasileiros e indígenas com ênfase na oralidade e na roda na transmissão de saberes musicais. Músicas ancestrais, tradicionais e contemporâneas e seus repertórios oriundos das músicas africanas, afrodiaspóricas e indígenas. Perspectiva intercultural da educação e da educação musical. Educação musical intercultural.

  • Multiletramentos e Artes

Estudo da correlação entre os multiletramentos e as artes indígenas com foco nos saberes, cosmopercepções e experiências históricas dos povos originários.

  • Multiletramentos e Identidades

Estudo das noções de multiletramentos, multimodalidade e identidades indígenas aplicadas ao contexto linguístico-cultural e práticas dos povos originários brasileiros.

  • Poéticas Contemporâneas

Estudo da pintura como linguagem contemporânea.

  • Técnica de Processos Artísticos

Propõe informar ao aluno as diversas técnicas e processos utilizados nas Artes Plásticas.

  • Tópicos Especiais em História da Arte

Estudos no campo da História da Arte de conteúdos relacionados a temas específicos, ajustados a novas abordagens.