12 componentes curriculares, com 705 horas, as quais 30% são horas presenciais teóricas (Tempo-Universidade) e o restante são atividades teórico-metodológicas realizadas nas comunidades (Tempo-Comunidade e Tempo Universidade-Comunidade).
- Alfabetização e Letramento
A concepção de alfabetização e de letramento. As características da linguagem escrita e seu processo de aquisição. O ensino e a aprendizagem da Língua Portuguesa sob a luz da Sociolonguística. Questões implícitas do preconceito e da ideologia. O papel do professor frente a tais questões, sua práxis enquanto ato político-ideológico e os desafios da contemporaneidade.
- As Línguas Indígenas na Formação do Português Brasileiro
História da formação e desenvolvimento do português falado no Brasil à luz do contato com as línguas indígenas.
- Criação Literária
Elaboração de textos curtos em poesia e prosa, mediante técnicas com a palavra.
- Ensino de Literaturas Indígenas
Concepções de literaturas de autoria indígena. Concepções de ensino postas em circulação pelas cosmovisões indígenas. Fundamentos para o ensino de literaturas em contextos indígenas. Metodologias para o ensino de literaturas de autoria indígena. Formação de leitores de literaturas indígenas. Usos e seleção crítica de materiais para o ensino de literaturas em contextos indígenas.
- Ensino de Língua na Educação Escolar Indígena
Estudo crítico-reflexivo sobre a implementação e o ensino de línguas na educação escolar indígena. Discussão e análise de políticas linguísticas na educação escolar indígena. Abordagens contemporâneas de ensino, análise de materiais didáticos e formatos de avaliação.
- Estudos das Línguas Indígenas Brasileiras I – Fonética e Fonologia
Compreender princípios básicos da Fonética Articulatória e pressupostos da Fonologia aplicados aos estudos das línguas indígenas brasileiras.
- Estudos das Línguas Indígenas Brasileiras II – Morfologia e Sintaxe
Conhecimento básico, teórico e prático, de aspectos morfológicos e sintáticos das línguas indígenas brasileiras.
- Estudos em Dança e Saberes Indígenas
Investigação da dança na sua relação com os saberes e conhecimentos indígenas, considerando diversidade étnica, cultural e territorial. Compreensão das questões identitárias e políticas em seus processos de afirmação. Os fazeres e as criações artísticas como meio de tradução dos conhecimentos indígenas na dança. Prática de extensão universitária.
- Literaturas dos Povos Indígenas
Estudos das literaturas de autoria de povos indígenas. Concepções de literatura, cultura e artes em contextos indígenas. Relações das literaturas de autoria indígena com outras artes. Escritores e artistas indígenas. Oralidade, memórias e as artes do corpo. Autoria individual e coletiva, gêneros multimodais, processos de criação e circulação de literaturas indígenas.
- Ensino e aprendizagem musical em perspectiva afrodiaspórica e indígena
Cosmovisão afrobrasileira e indígena. Valores civilizatórios afrobrasileiros e indígenas com ênfase na oralidade e na roda na transmissão de saberes musicais. Músicas ancestrais, tradicionais e contemporâneas e seus repertórios oriundos das músicas africanas, afrodiaspóricas e indígenas. Perspectiva intercultural da educação e da educação musical. Educação musical intercultural.
- Multiletramentos e Artes
Estudo da correlação entre os multiletramentos e as artes indígenas com foco nos saberes, cosmopercepções e experiências históricas dos povos originários.
- Multiletramentos e Identidades
Estudo das noções de multiletramentos, multimodalidade e identidades indígenas aplicadas ao contexto linguístico-cultural e práticas dos povos originários brasileiros.
- Poéticas Contemporâneas
Estudo da pintura como linguagem contemporânea.
- Técnica de Processos Artísticos
Propõe informar ao aluno as diversas técnicas e processos utilizados nas Artes Plásticas.
- Tópicos Especiais em História da Arte
Estudos no campo da História da Arte de conteúdos relacionados a temas específicos, ajustados a novas abordagens.