Publicações

Título do Trabalho Texto Ano de Publicação
Southern ontologies: Reorienting agendas in social ontology

Ludwig, D., Banuoku, D. F., Boogaard, B., El-Hani, C., Guri, B. Y., Kramm, M., Renck, V., Ressiore, A., Robles-Piñeros, J. & Turska, J. (2024). Southern ontologies: Reorienting agendas in social ontology. Journal of Social Ontology 10(2): 51-79.

2024
Caderno Pedagógico “Povos indígenas, Povos Originários"

A Fundação Vale em parceria com a Fundação Getúlio Vargas lançou o Caderno Pedagógico “Povos indígenas, Povos Originários" destinado aos educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Caderno pedagógico elaborado no contexto do projeto Trilhos da Alfabetização tem por objetivo valorizar a cultura, os saberes e a história dos povos indígenas em sua diversidade, provocar reflexões e combater preconceitos e estereótipos que ainda se reproduzem no ambiente escolar.

2024
Direitos dos povos e comunidades tradicionais

MÜLLER, Cíntia Beatriz. Direitos dos povos e comunidades tradicionais. - Salvador: UFBA, Faculdade de Direito; Superintendência de Educação a Distância, 2024. 55 p. il. (ISBN: 978-65-5631-125-8). Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/39247/1/eBook_Direitos_dos_Povo...

2024
Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica

Diretrizes para a ética na pesquisa e a integridade científica/Grupo de Trabalho de Ética em Pesquisa ; FCHSSALLA (2022-2023) ; Frederico Garcia Fernandes (coord. ) . — Brasília: Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2024. — 28 p.

2024
Narrativas do Povo Tumbalalá: memórias e saberes indígenas

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Narrativas do Povo Tumbalalá: memórias e saberes indígenas. Feira de Santana: UEFS, 2024.

2024
Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes

LOPES, D.S.; ALVES, L.R.G.; LIRA-DA-SILVA, R.M. Artefatos digitais na formação de professores das ciências da natureza e o modelo de construção de identidades digitais aparentes. ACTIO: Docência em Ciências, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 1-22, set./dez. 2023.

2023
Desafios para a educação escolar nas terras indígenas, a partir do olhar de professores e crianças indígenas Ticuna, nas escolas da fronteira Brasil-Colômbia

CAVIEDES, M. DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS TERRAS INDÍGENAS, A PARTIR DO OLHAR DE PROFESSORES E CRIANÇAS INDÍGENAS TICUNA, NAS ESCOLAS DA FRONTEIRA BRASIL-COLÔMBIA. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 54–82, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/EspacoAmerindio/article/view/134053.

2023
Educação Escolar Indígena: Reflexões sobre língua e cultura nos territórios etnoeducacionais

IVO, I. P.; SILVA, C. dos S. P. Educação Escolar Indígena: Reflexões sobre língua e cultura nos territórios etnoeducacionais. Terra Livre, [S. l.], v. 2, n. 45, p. 197–224, 2017. Disponível em: https://publicacoes.agb.org.br/terralivre/article/view/628 . Acesso em: 23 nov. 2023.

2023
Educomunicação para divulgar as inovações da Ciência Brasileira sobre animais peçonhentos

Oliveira MAS; Sebastião MR; Lira-Da-Silva RM. Educomunicação para divulgar as inovações da Ciência Brasileira sobre animais peçonhentos. ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, 1: 507-527, 2023.

2023
O Movimento dos Matos: a medicina poética pataxó

MIRANDA, V. A. M. ; PATAXÓ, J. O Movimento dos Matos: a medicina poética pataxó. In: Rosângela de Tugny; Eduardo Rosse; Bernard Belisário.. (Org.). Poéticas Ameríndias: memórias, territórios. 1ed.Belo Horizonte: Editora Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, 2023, v. 1, p. 135-163.

2023