Habilitação em Humanidades

09 componentes curriculares, com 600 horas, as quais 30% são horas presenciais teóricas (Tempo-Universidade) e o restante são atividades teórico-metodológicas realizadas nas comunidades (Tempo-Comunidade e Tempo Universidade-Comunidade).

  • Antropologia das Sociedades Indígenas

A disciplina trata de temas centrais à Etnologia Indígena, tais como: história, diversidade cultural e linguística, noção de pessoa e corporalidade, organização social, cosmologia e política.

  • Antropologia e Povos Indígenas

Abordagem da relação de produção de conhecimento travada entre os povos indígenas e a antropologia, desde o desenvolvimento do campo específico da etnologia indígena até as produções mais recentes da disciplina.

  • Biblioteconomia Social e Povos Tradicionais

Subsídios teóricos sobre a Biblioteconomia Social. Descrição sobre a estrutura, formação e desenvolvimento de acervos/coleções com características temáticas distintas. Mediação da informação, preservação e difusão cultural.  A relação da biblioteca com a comunidade.  A ação cultural em bibliotecas. Elaboração e desenvolvimento de projetos de acesso à informação voltados para povos tradicionais.

  • Cartografia Temática

Objetivos da Cartografia Temática e sua evolução. Classificação das cartas temáticas. Planejamento cartográfico. Técnicas de elaboração das cartas qualitativas e quantitativas. Elaboração de mapa temático em meio digital.

  • Culturas Baianas

Pluralidade de referenciais étnico-culturais constituintes da cultura baiana. A inscrição significativa da Bahia no contexto cultural brasileiro. Panorama cultural da Bahia contemporanea. Cultura baiana e cultura na Bahia.

  • Estudos das Humanidades

A singularidade da condição humana e a ideia de humanidade nas diversas culturas. A problemática das humanidades na história do pensamento. As humanidades como campo de conhecimento e as "ciências humanas". A redefinição do tema das humanidades no mundo contemporâneo.

  • Estudos de Cultura Material

Estudo e interpretação da cultura material presente nos diversos registros constituídos, ou a constituir, em acervos de instituições museológicas ou afins, relacionados a estrutura social e a seu próprio tempo histórico.

  • Estudos Socioeconômicos e Ambientais

Análise dos aspectos vinculados a questões econômicas, sociais e políticas, locais e globais, relacionadas a Arquitetura e Urbanismo e questões ambientais. Estudo analítico do processo de consolidação do sistema-mundo capitalista de poder econômico e político. Direito à cidade, Direito à natureza, Direitos não humanos. Assentamentos humanos, apropriações e desigualdades socioambientais em diferentes escalas. Perfis populacionais, padrões de uso e ocupação, tendências socioespaciais e transformações urbano-territoriais, densidades.

  • Geografia da Bahia

Aspectos geoambientais do Estado da Bahia. Os grandes contrastes regionais e suas características espaciais. Os diversos critérios de divisão regional aplicados ao Estado. Estudo de caso. Trabalho de campo obrigatório.

  • História da América I-A

Análise da conquista e resistência dos povos originários. Estudo do processo de colonização espanhola na América e da formação da sociedade colonial, evidenciando as estruturas socioeconômicas e sua relação com a crise do sistema colonial espanhol e as independências na América Latina.

  • História da América II-A

Estudo da formação do Estado Nacional latino-americano, sua relação com as potências econômicas e os processos históricos revolucionários do século XX, analisando os episódios do populismo e do militarismo na América Latina.

  • História Oral e História de Vida em Antropologia

Representatividade e profundidade. Objetividade e subjetividade. Macro e micro perspectiva. Autoridade das fontes. Processualidade e trajetórias. Processos e vidas. História oral e histórias de vida em Antropologia. Leitura de obras clássicas e recentes.

  • História, Memória e Oralidade

Estudo das relações entre História, Memória e Historiografia. Memória Social, Memória Política e Memória Cultural em processos de construção de identidades individuais e coletivas. História Oral: teoria, metodologia e prática. Políticas Públicas e Usos de Memórias no Tempo Presente, compreendendo a emergência do testemunho e suas implicações na constituição dos acervos documentais.

  • Introdução à História das Ciências

O módulo terá com eixo temático as transformações conceituais, epistemológicas, profissionais bem como as transformações nas relações entre ciências e a sociedade. Ênfase será posta nas seguintes questões: profissionalização da ciência; ciência e política; ciência e interesses econômicos; ciência, estado e desenvolviment; ciência e militares; inovações conceituais com teoria da evolução, relatividade e física quântica; ciência e ambiente. O exame desse eixo temático servirá para uma reflexão, em paralelo, sobre a natureza da história da ciência como empreendimento cultural. Nesse sentido, examinaremos a relação da história da ciência com disciplinas vizinhas, além de problemas de métodos e de abordagens. Será enfatizada a apresentação da história da ciência como campo disciplinar autônomo, distinto de uma "história" escrita a serviço do desenvolvimento de disciplinas científicas ou de projetos filosóficos.