Dona Nininha Kiriri, Mestra Ceramista, é Selecionada para o Edital Residências em Arte, Cultura e Extensão 2024

É com grande alegria que anunciamos a aprovação da candidatura de Dona Nininha Kiriri, Mestra Ceramista, no Edital Residências em Arte, Cultura e Extensão 2024 da PROEXT/UFBA. Este edital visa fortalecer as áreas de artes, cultura e extensão, promovendo a inserção dessas atividades nos currículos dos cursos de graduação e ampliando a articulação entre a UFBA, as comunidades, os territórios e demais setores da sociedade. Com isso, busca-se fomentar a pluralidade epistemológica e promover a inserção de agentes externos ao contexto acadêmico da UFBA.

Dona Nininha Kiriri é guardiã da tradição ceramista de Mirandela, uma aldeia localizada em Banzaê/BA, onde os indígenas Kiriri perpetuam seus saberes ancestrais. A cerâmica, presente em várias áreas da aldeia — Sacão, Canta Galo, Cacimba Seca, Lagoa Grande, Baixa da Cangalha e Picos —, é muito mais do que uma atividade artesanal: é uma expressão cultural de resistência e preservação de raízes que atravessam séculos. As mulheres Kiriri, desde jovens, aprendem a arte de modelar o barro observando e ajudando suas mães, perpetuando esse saber que está profundamente entrelaçado à identidade da comunidade.

A cerâmica dos Kiriri está conectada ao ciclo natural e ao modo de vida da comunidade. Durante o verão, as mulheres dedicam-se à criação de potes, panelas e outros utensílios, utilizando o barro extraído dos barreiros locais. Cada peça carrega em si as tradições e ensinamentos que Dona Nininha e suas ancestrais preservaram, expressando padrões geométricos únicos, criados com técnicas tradicionais.

Dona Nininha, com seu vasto conhecimento, é uma figura central na preservação e transmissão desses saberes. Suas peças não são apenas exemplos de cerâmica indígena, mas também um elo entre passado e presente, garantindo que as futuras gerações valorizem esse legado cultural. Além de ser reconhecida como Mestra Ceramista pela comunidade Kiriri, Dona Nininha recebeu o Título Honorífico de Mestre Artesã pela SETRE/BA e foi certificada no nível Quartzo por sua peça "Máscara Cerâmica", uma distinção concedida pelo Selo de Origem Artesanato da Bahia.

Entre as atividades previstas no Plano de Trabalho de Dona Nininha Kiriri estão:

• Exposição de Cerâmica Kiriri no Museu de Antropologia e Etnologia (MAE) da UFBA;
  • Visita técnica ao Museu Afro-Brasileiro (MAFRO) para análise comparativa entre cerâmicas africanas e indígenas;
  • Roda de Conversa no Planetário da UFBA sobre a importância dos astros na orientação geográfica para o povo Kiriri;
  • Mini-curso de cerâmica na Escola de Belas Artes da UFBA;
  • Visita técnica ao território Kiriri em Mirandela (Banzaê, Bahia) para curso prático com os alunos da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA (janeiro de 2025);
  • Oficinas de Cerâmica para estudantes de ensino médio visitantes dos museus MAE e MAFRO;
  • Mini-cursos teóricos sobre o lugar da cerâmica nas tradições do Povo Kiriri para alunos de graduação e pós-graduação da UFBA;
  • Publicação de catálogo analítico sobre a cerâmica de Dona Nininha, com curadoria do MAE e MAFRO.

Essa residência é um marco para fortalecer os laços entre a UFBA e as comunidades indígenas, celebrando e valorizando os saberes ancestrais em nossa instituição.

Veja aqui o resultado preliminar:https://www.proext.ufba.br/edital-residencias-em-artes-cultura-e-extensa...