Encontro de Formação da Ação Saberes Indígenas na Escola Núcleo UFBA (Julho)

A Universidade Federal da Bahia – UFBA, através do Núcleo responsável do Programa ‘’Ação Saberes Indígenas na Escola’’, da Região Oeste da Bahia, realizará a Formação: Tecendo Saberes Indígenas na Escola, com a participação dos povos indígenas Atikum, Tuxá, Kiriri e professores e professoras palestrantes Mayá Pataxó Hãhãhãe, Merk Pataxó, Felipe Tuxá, Felipe Fernandes, Jerry Matalawê e Rafael Xucuru. A Formação dos Saberes Indígenas na Escola, é realização do Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Secretária de Educação do Estado da Bahia – SEC, Saberes Indígenas na Escola - Território Yby Yara. A Formação acontecerá nos dias 20 e 21/07, no Centro de Treinamento, em Itapuã, Salvador.

20/07/2024 - Sábado

• 08:30h - Acolhimento da Equipe do Núcleo da UFBA;
  • 09h - Exibição do vídeo do Formador, João Rodolfo e da Coordenadora do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco - CBHSF, Floriza Sena;
  • 09:05h - Abertura dos Trabalhos com a participação da Profa. Dra. Mayá Pataxó- Hãhãhãê;
  • 09:30h - Tecendo Saberes: Valorizar e Fortalecer a Cultura e a Identidade – Prof. Me. Jerry Matalawê e Mediação da Orientadora, Tatiane Kiriri.
  • 10:45h - Convergência de Saberes Indígenas: Integração de Conhecimento Tradicional e Acadêmico na Educação Escolar Indígena – Prof. Me. Rafael Xucuru e Mediação da Orientadora, Luciene Atikum;

12h - Almoço;

Tarde

• 14h - Oficina: Construindo Materiais Didáticos para a Alfabetização e Pós Alfabetização – Prof. Dr. Felipe Fernandes e Contribuição da Formadora, Merk Pataxó e Supervisora, Larissa Raiara;

15:30h – Lanche;

• 16h - Sistematização dos Trabalhos em Grupo;
  • 17h - Apresentação dos Grupos;
  • 18h - Encerramento;

21/07/2024 - Domingo

• 08:30h - Toré;
  • 09h - Caminhos Alternativos: Práticas de Autonomia da Educação Escolar Indígena - Prof. Dr. Felipe Tuxá e mediação do Orientador, Rafael Tuxá;
  • 10:45h - Oficina: Habilidades Digitais - Coordenadora Geral do Núcleo da UFBA, Débora Abdala;
  • 11:30h - Socialização em Grupo;

12:30h - Almoço; Tarde