Equipe de Gestão da Licenciatura Intercultural Indígena realiza reunião com Coordenação do Parfor Equidade na UFBA

Hoje, a equipe de gestão da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA, composta por Felipe Fernandes (coordenador) e Wender Freitas (secretário), realizou uma reunião de trabalho com a Coordenadora Institucional do Programa Parfor Equidade, Noemi Pereira. Na reunião, foram abordados temas relevantes para o curso, como o transporte, o calendário acadêmico e o planejamento acadêmico para o próximo semestre.

No tema de transporte, a equipe apresentou todas as rotas planejadas para o ano de 2025, detalhando os deslocamentos necessários nos diferentes tempos do regime de alternância do curso. Foi incluída, a partir das demandas dos estudantes, a recomendação de que veículos destinados a viagens longas estejam equipados com banheiros. Durante a reunião, o coordenador Felipe Fernandes também apresentou a quilometragem enviada à PROAD, e, após análise de Noemi e do secretário Wender, constatou-se que a quilometragem solicitada pode ser insuficiente, exigindo uma nova revisão.

Em relação ao calendário acadêmico, foi apresentada uma proposta sugerida pelos estudantes. Foram discutidos os desafios de alinhar o calendário específico da Licenciatura Intercultural Indígena com o calendário geral da UFBA, destacando-se a necessidade de ajustes e de uma reunião com a SUPAC para resolver possíveis inconsistências.

No planejamento acadêmico, em função da antecipação para o início do segundo semestre de 2025 para o dia 27/01/2025, foi deliberada a necessidade de contato imediato com os departamentos. Esse esforço visa garantir tempo hábil para um processo seletivo de docentes, caso necessário, sem comprometer as datas planejadas para o curso. Ainda aguardamos posicionamento da SUPAC quanto ao Calendário Acadêmico Específico do curso, exigindo, portanto, um alinhamento do funcionamento dos cursos Parfor com as rotinas acadêmicas da UFBA, o que, sem enfrentamento devido, pode gerar situações complexas para serem resolvidas.

Esta foi a primeira visita de Noemi Pereira ao espaço de trabalho da Licenciatura Intercultural Indígena na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Ela expressou satisfação com o ambiente e manifestou o desejo de realizar mais encontros ali no futuro. A equipe agradece especialmente à Profa. Maria Rosário e a toda a equipe do PINEB pelo apoio e pela cessão do espaço, que tem sido importante para a consolidação institucional do curso.

Venha mais vezes, Noemi! Agradecemos pela tarde de trabalho!