Formação do Programa Saberes Indígenas na Escola tem início na aldeia Tuxá de Ibotirama

No dia 21 de agosto de 2025, teve início, na aldeia Tuxá de Ibotirama, mais uma etapa de formação do Programa Saberes Indígenas na Escola, que na região oeste da Bahia beneficia diretamente os povos Atikum, Tuxá e Kiriri.
A ação é desenvolvida pelo Saberes Indígenas – Etnoterritório Yby Iara, composto por integrantes da Secretaria de Estado da Educação – Coordenação de Educação Escolar Indígena, além de docentes e discentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Durante os dias de formação, serão abordados temas como interculturalidade, alfabetização, ensino de matemática e produção de material didático-pedagógico, letramento digital, fortalecendo práticas educativas que respeitam e valorizam as especificidades culturais e linguísticas de cada povo.
Além da equipe que já acompanha as formações — Larissa Raiara, Merk Pataxó, Japira Pataxó, Maya Pataxó Hahahai, Débora Abdalla, Ana Maria Rivera, entre outros — esta etapa conta também com a participação do professor Thiago Tupinambá, que destacou a importância do momento:
Hoje estamos indo para Ibotirama, no território dos Tuxá, para realizar uma formação com os professores de lá. É um espaço de troca, de fortalecimento e de construção coletiva de uma educação que respeita e valoriza os saberes indígenas”, afirmou.
Na área de comunicação, o trabalho é conduzido pelo estudante Ian Mongoió, do povo Mongoió, que reforçou o caráter político e cultural da iniciativa:
Estamos partindo para o território dos Tuxá para dar continuidade a essa educação diferenciada, junto ao Núcleo da UFBA e em parceria com a Secretaria de Educação. Vamos estar presentes, demarcando todos os espaços, porque precisamos de uma educação de qualidade e de respeito. E vamos avançar — é o que eu digo!”, declarou.
A programação da Formação Saberes Indígenas na Escola – Núcleo UFBA se estende por três dias. No primeiro dia (22/08), as atividades incluem café da manhã comunitário, acolhida dos caciques do povo Tuxá, dinâmica coletiva coordenada pelo professor Ithamar Vieira e módulos de Língua Portuguesa com foco em gêneros e tipologias textuais articulados aos multiletramentos, conduzidos por Merk Pataxó, Ana María e Andréia Santana. À tarde, haverá vivência intercultural com as mestras Japira Pataxó, Mayá Pataxó – Hãhãhãi e caciques Tuxá. No segundo dia (23/08), a programação contempla oficinas de Matemática com o professor Leonardo Lins, abordando etnomatemática e construção de materiais didáticos contextualizados, além de oficina de pigmentação natural com Thiago Tupinambá. O terceiro dia (24/08) encerra a formação com café da manhã e retorno dos participantes às suas aldeias.
Com essa nova etapa, o Programa Saberes Indígenas na Escola reafirma seu compromisso com uma educação intercultural, bilíngue e de qualidade, construída a partir do diálogo entre os saberes tradicionais e os conhecimentos acadêmicos.