Ministra Sônia Guajajara envia mensagem aos estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA

A Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Bahia (UFBA) teve a honra de receber uma mensagem especial da Ministra de Estado dos Povos Indígenas, Sra. Sônia Guajajara. A gravação foi realizada em Brasília, no gabinete da ministra, pelo estudante de Desenho e Plástica da UFBA, Thiago Tupinambá, que viabilizou a comunicação entre a ministra e os estudantes do curso.

Em sua fala, a ministra destacou a importância da dedicação dos estudantes indígenas na construção de um futuro mais justo e com mais oportunidades para as novas gerações. “Olá, minha gente! Olá a todos e todas estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA. Eu quero aqui hoje trazer uma mensagem muito especial para vocês. Eu estou aqui com Thiago Tupinambá. Estou aqui no meu gabinete no Ministério dos Povos Indígenas. Acabamos aqui de fazer uma pintura. Mas eu quero muito mandar uma mensagem de apoio para vocês. Que continuem dedicados, estudando, que tenham foco, que não desistam... Para que vocês possam garantir não só um melhor futuro para vocês, mas também para as crianças, para os jovens que sonham em cursar um ensino superior.”

Ao mencionar o papel transformador da educação, a ministra reforçou a importância da formação acadêmica dos estudantes para o fortalecimento das suas comunidades. Ela enfatizou o papel fundamental da Licenciatura Intercultural no desenvolvimento da Educação Escolar Indígena: “A Licenciatura Intercultural é fundamental para o fortalecimento da Educação Escolar Indígena, com o fortalecimento cultural, dos modos de vida... Toda essa valorização do saber tradicional para com essa relação com o meio ambiente, que é uma das pautas hoje urgentes.”

Outro ponto abordado na mensagem foi a relação entre a preservação ambiental e os saberes indígenas. A ministra chamou a atenção para o papel dos povos indígenas na proteção da biodiversidade, destacando a responsabilidade das comunidades e de seus representantes na preservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Segundo a ministra, “Esse entendimento da sociedade sobre a proteção da biodiversidade. Então vocês são fundamentais para esse futuro que é indígena. Somos nós que temos que continuar nessa luta pela valorização da identidade indígena pelo futuro do planeta.”

A mensagem da ministra reforça o compromisso do governo federal com a educação indígena e o apoio às políticas de fortalecimento cultural e ambiental. A Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA agradece o apoio e a disponibilidade da Ministra Sônia Guajajara e de sua equipe, assim como o trabalho de Thiago Tupinambá, que tornou possível a gravação dessa mensagem.

Esse diálogo entre o Ministério dos Povos Indígenas e os estudantes da UFBA reafirma o compromisso com o fortalecimento da educação e da cultura indígenas, promovendo uma aproximação entre o conhecimento tradicional e as políticas públicas voltadas para as comunidades indígenas em todo o Brasil.

Assista aqui a mensagem da Ministra: https://youtu.be/SRy5Gwv0nmg