A História

O curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Bahia (UFBA) tem como intuito o fortalecimento da educação escolar indígena, a partir das reivindicações dos povos indígenas da Bahia, em um contexto de alta demanda de formação de professores indígenas na região. Ao mesmo tempo em que os povos indígenas da Bahia ocupam espaços de visibilidade acadêmica, artística, intelectual e profissional, o IBGE registra um aumento demográfico do autorreconhecimento indígena neste Estado e no Brasil em geral. A abertura de novos espaços para a participação democrática, profissional, artística e intelectual indígena requer uma base de formação mais ampla para as escolas indígenas da Bahia. O curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA busca apoiar essa transformação.

A construção da proposta pedagógica do curso se iniciou durante o ano de 2023, a partir do chamado das organizações indígenas da Bahia e com o apoio do Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), do Programa de Educação Tutorial - Conexões de Saberes - Comunidades Indígenas da UFBA e do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB). O chamado então foi prontamente respondido pelo Departamento de Antropologia e Etnologia, Departamento de História, Departamento de Computação Interdisciplinar e Instituto de Letras da UFBA. Em 2023, essas organizações indígenas do estado da Bahia, departamentos e instituto constituíram a Comissão de Educação Superior Indígena, com o objetivo de contribuir na construção do projeto para a implementação de uma Licenciatura Intercultural Indígena na UFBA. Aos Departamentos e Institutos que contribuem com o curso somam-se: Ciência Política, Coordenação Acadêmica de Biologia, Dança, Documentação e Informação, Educação I, Educação II, Educação III (Educação Física), Engenharia Ambiental, Escola de Música, Estudos de Gênero e Feminismos, Expressão Gráfica Tridimensional, Faculdade de Arquitetura, Física da Terra e do Meio Ambiente, Física Geral, Geografia, Geologia, História da Arte e Pintura, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Matemática, Medicamento, Museologia e Química Geral e Inorgânica.