Núcleo Comum de Formação

  • Antropologia da Educação

O caráter uno e plural da experiência humana, as diferentes formas de organização societária, a articulação entre sociedade, cultura e educação com ênfase nas sociedades contemporâneas.

  • Direitos dos Povos Indígenas e Direito Indigenista no Brasil e na Bahia

Estudo e análise das transformações dos direitos dos povos indígenas no Brasil, no seu contexto histórico. Estudo das relações entre lutas indígenas e mudança nas leis e direitos dos povos indígenas no Brasil e na Bahia. Estudo e análise dos desafios atuais no reconhecimento dos direitos dos povos indígenas. Estudo do repertório jurídico normativo que garante direitos aos Povos Indígenas, no Brasil. Discussões acerca dos direitos fundamentais, sociais e indígenas assegurados na Constituição Brasileira. Documentos internacionais de Direitos Humanos, Tratados e Convenções específicas relacionadas aos Povos Indígenas. A análise de questões atuais relacionadas a conquista do reconhecimento dos direitos dos povos indígenas na Bahia e no Brasil.

  • Educação, Id​entidade e Pluralidade Cultural

Aspectos sócio-políticos e culturais que caracterizam o Brasil como país pluricultural na contemporaneidade. Estudo sobre as questões relacionadas aos conceitos de identidade, cultura, memória, discriminação/preconceito, saberes e tradições populares. Manifestações da cultura popular enquanto processos de construção da identidade cultural no âmbito da educação formal e não-formal.

  • Etnologia do Brasil

Rever os conceitos básicos da Antropologia como: cultura, etnia. identidade étnica. etnicidade. Despertar o interesse do aluno para o estudo da problemática indígena e racial do Brasil. Atentar para as tendências da investigação sócio-antropológica nos campos da cultura, economia e estrutura dos grupos sociais. refletir sobre a questão da identidade do brasileiro, considerando as particularidades e especificidades da cultura nacional. Pensar a diversidade da cultura em relação aos povos imigrantes chegados ao Brasil e aqui instalados, convivendo com a sociedade nacional. Estimular o debate sobre as tendências temáticas concernentes ao estudo dos grupos étnicos formadores da cultura brasileira em especial os africanos e afro-descendentes.

  • Expressões Estéticas Ameríndias

Estudo das expressões estéticas dos povos originários das Américas por suas manifestações estéticas e suportes. Produção e agência. Encontros/confrontos com a arte ocidental.

  • História Indígena e do Indigenismo

História indígena e historiografia indigenista nas Américas. História das populações ameríndias na longa duração. Unidade e diversidade cultural e política nas sociedades indígenas. Indivíduos e grupos étnicos indígenas diante da colonização europeia. Indivíduos e grupos étnicos indígenas diante do poder hegemônico dos Estados nacionais americanos. As categorias “agência” e “resistência”. Objetividade e subjetividade das experiências indígenas na História das Américas. Os movimentos indígenas contemporâneos.

  • Introdução à Astronomia

Pretende-se traçar as linhas básicas do que é a astronomia, mostrando o que ela já conseguiu decifrar na complexa dinâmica do Universo e do Sistema Solar, delineando também um quadro da evolução das idéias e as técnicas utilizadas neste ramo da pesquisa científica. O curso enfoca a importância da ciência básica, como principal geradora de novas idéias e tecnologias.

  • Introdução às Línguas Indígenas Brasileiras

Estudo das línguas indígenas brasileiras, considerando-se critérios de classificação, distribuição demográfica, situação sociolinguística e reflexões críticas sobre política e planejamento linguístico. Principais características fonológicas, morfológicas e sintáticas de línguas indígenas selecionadas. Teorias e métodos de trabalho de campo para o estudo das línguas indígenas.

  • LIBRAS I Língua Brasileira de Sinais Nível I

Breve estudo das características biológicas, socioculturais e linguísticas do surdo. Breve estudo sobre o desenvolvimento linguístico do surdo, da sua inserção na sociedade e dos aspectos educacionais envolvidos em sua formação. Práticas das estruturas básicas da LIBRAS.

  • Metodologia de Projetos de Intervenção Social

A disciplina possui dois aspectos: 1) aspecto teórico: discussão sobre relação entre universidade e sociedade a partir de perspectivas decoloniais e antirracistas; concepção de extensão e pesquisa no pensamento crítico latino-americano; discussão sobre projetos sociais, planejamento estratégico, metodologias participativas na área das Ciências Sociais (pesquisa-ação, pesquisa participante, diagnóstico rápido participativo, entre outros); e 2) aspecto prático: elaboração de projeto de intervenção social a partir de diagnósticos da realidade social, tendo como base editais abertos por órgãos públicos, organizações não-governamentais (ONGs) ou movimentos sociais.

  • Movimentos Sociais, Ação Coletiva e Democracia

Introdução aos dilemas da ação coletiva. Eixos teóricos de estudos de movimentos sociais: teoria de mobilização de recursos, teoria de processo político, teoria de novos movimentos sociais, redes e virada cultural (emoções e narrativas). Relação entre teorias de movimentos sociais e a teoria crítica. Trajetória da reflexão sobre movimentos sociais no Brasil: os “novos personagens” da redemocratização, a sociedade civil nos anos 1990, o ativismo institucional dos anos 2000 e a volta às ruas dos anos 2010. Desafios da relação entre movimentos sociais e Estado, pressão e gestão, autonomia e eficácia política, conflito e consenso, e modelos de democracia resultantes.

  • Oficina de Leitura e Produção de Textos

Desenvolvimento de atividades de leitura e de produção de textos, envolvendo reflexão sobre e compreensão de seus respectivos processos e manifestações sociais, de modo a atender às áreas de interesse do curso em que a disciplina está inserida.

  • Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos

Estratégias de leitura de textos e domínio de operadores teóricos e linguísticos com vistas à produção de textos acadêmicos.

  • Seminário Temático Gênero, Feminismo e Educação

Discussões temáticas sobre processos socio educativ os a p artir da persp ectiva dos Estudos Feministas, de Gênero e Multiculturais. Estudos de casos analisados no contexto da globalização e do regionalismo.

  • Zootoxicologia

Animais peçonhentos na Escala Zoológica. Glândulas de veneno. Aparelho inoculador. Biologia das espécies conhecidas. Toxicidade para o ser humano (Ênfase para as espécies nativas).