Universidade Federal da Bahia lança curso de Licenciatura Intercultural Indígena

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) anuncia, com grande orgulho, a abertura do curso de Licenciatura Intercultural Indígena, uma iniciativa pioneira dentro da UFBA e que se soma a outras inciativas existentes no Estado destinadas à formação de professores indígenas. Este curso surge em resposta às reivindicações dos povos indígenas da região e visa fortalecer a educação escolar indígena em um contexto de crescente demanda por professores qualificados.

A criação da Licenciatura Intercultural Indígena marca um passo significativo para os povos indígenas da Bahia, que têm conquistado maior visibilidade acadêmica, artística, intelectual e profissional. Dados recentes do IBGE indicam um aumento demográfico no autorreconhecimento indígena no estado e no Brasil, sublinhando a necessidade urgente de formar educadores capacitados para atuar nas escolas indígenas.

A proposta pedagógica do curso foi desenvolvida ao longo de 2023, atendendo ao chamado das organizações indígenas da Bahia e contando com o apoio do Fórum de Educação Indígena da Bahia (FORUMEIBA), do Programa de Educação Tutorial - Conexões de Saberes - Comunidades Indígenas da UFBA e do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB). Este esforço colaborativo foi prontamente acolhido pelos departamentos de Antropologia e Etnologia, História, Computação Interdisciplinar e Instituto de Letras da UFBA.

Em 2023, foi constituída a Comissão de Educação Superior Indígena, formada por representantes das organizações indígenas, departamentos e institutos envolvidos, com o objetivo de desenvolver o projeto do curso. Além dos departamentos já mencionados, a iniciativa contou com a contribuição dos seguintes setores da UFBA: Ciência Política, Coordenação Acadêmica de Biologia, Dança, Documentação e Informação, Educação I, Educação II, Educação III (Educação Física), Engenharia Ambiental, Escola de Música, Estudos de Gênero e Feminismos, Expressão Gráfica Tridimensional, Faculdade de Arquitetura, Física da Terra e do Meio Ambiente, Física Geral, Geografia, Geologia, História da Arte e Pintura, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Matemática, Medicamento, Museologia e Química Geral e Inorgânica.

As inscrições para o processo seletivo estão abertas de 03 a 13 de junho de 2024 e podem ser realizadas através do site https://ingresso.ufba.br/parfor-equidade. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA: https://intercultural.ufba.br.

Este novo curso representa um compromisso da UFBA com a valorização e o fortalecimento da educação indígena, promovendo uma base de formação ampla e inclusiva para os povos indígenas da Bahia.

Para mais informações, entre em contato:

Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA