Reunião com Instituto Anísio Teixeira (IAT) marca importante passo para a Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA

Na terça-feira, dia 28 de maio de 2024, às 08:30 da manhã, as equipes dos cursos aprovados no Edital PARFOR Equidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA) se reuniram com o Diretor Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Sr. Iuri Rubim, e com a Diretora de Formação do IAT, Helaine Souza. Este encontro representou um marco significativo para a educação superior na Bahia, especialmente para os cursos de Licenciatura Intercultural Indígena e Licenciatura em Educação no Campo.

Noemi Santana, Coordenadora Institucional PARFOR/UFBA, representando a Pró-Reitoria de Graduação da UFBA, abriu a reunião apresentando as duas propostas de cursos aprovados. Em seguida, o Prof. Felipe Fernandes, representando a Licenciatura Intercultural Indígena, apresentou o Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Durante sua fala, Fernandes destacou a importância do PPC no atual cenário da Educação Escolar Indígena na Bahia e elucidou as decisões político-pedagógicas que orientaram sua construção.

Posteriormente, a equipe do curso de Licenciatura em Educação no Campo tomou a palavra. Eles ressaltaram a importância do apoio do estado da Bahia e do IAT na consolidação do modelo de pedagogia da alternância, adotado pela maioria das universidades do país.

Ambos os gestores do IAT demonstraram grande interesse por ambas as propostas e comprometeram-se a apoiar os cursos. A forma específica deste apoio será estudada detalhadamente e, em breve, a UFBA e o IAT deverão assinar um Termo de Compromisso, consolidando os termos da parceria.

Após a reunião, a equipe do PARFOR Equidade aproveitou a visita ao IAT para conhecer a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas do governo do estado da Bahia. Durante esta visita, foram apresentadas as duas coordenadorias, e as gestoras presentes reafirmaram a importância da participação da UFBA no processo de formação de professores indígenas através da licenciatura intercultural. Esta iniciativa se soma às já consolidadas licenciaturas oferecidas pela UNEB e pelo IFBahia – Campus Porto Seguro.

Este encontro sinaliza um passo decisivo para o fortalecimento da educação intercultural indígena na Bahia, demonstrando o compromisso da UFBA e do IAT em promover uma formação de excelência para os povos indígenas do estado.