Equipe do NOAP participa de ações educativas sobre animais peçonhentos no T.I. Tupinambá de Olivença

Equipe do NOAP na TI Tupinambá de Olivença

Fotografia da equipe do NOAP, Profa. Rejane Lira e parentes Tupinambá de Olivença/BA.

Na última semana, a equipe do NOAP - Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (UFBA) esteve presente na Terra Indígena Tupinambá de Olivença, participando de ações educativas sobre animais peçonhentos. A atividade contou com a participação da Profa. Rejane Lira, coordenadora do NOAP, que ministrará a disciplina "Zootoxicologia" no quarto semestre da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA.

A disciplina "Zootoxicologia" será uma oportunidade única para os estudantes, unindo conhecimentos tradicionais e biológicos no estudo dos animais peçonhentos na escala zoológica. Os temas abordados incluirão as glândulas de veneno, o aparelho inoculador, a biologia das espécies conhecidas e a toxicidade para o ser humano, com ênfase especial para as espécies nativas.

A Profa. Rejane M. Lira-da-Silva é bióloga e Professora Titular da UFBA. Desde 1997, coordena o NOAP. Além disso, é curadora da Coleção Herpetológica e da Coleção Histórica do Museu de História Natural da Bahia e membro da Academia de Ciências da Bahia.

A presença do NOAP na Terra Indígena Tupinambá de Olivença fortalece a troca de saberes entre a academia e as comunidades indígenas, promovendo a educação ambiental e o respeito à biodiversidade local.

Para mais informações sobre a docente e seu grupo de pesquisa, basta acessar o site da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA. No site, é possível encontrar um vasto acervo de publicações e vídeos da equipe do NOAP.