Visita Técnica ao Território Xokleng Reforça Laços entre Licenciaturas Interculturais e Povos Indígenas

A Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Bahia (UFBA) teve a honra de participar de uma visita técnica organizada em conjunto com as Licenciaturas Interculturais Indígenas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), além do Programa de Educação Tutorial (PET) Comunidades Indígenas da UFBA, ao território do povo Xokleng. A visita ocorreu na Terra Indígena Ibirama-Laklãnõ, localizada a 20 quilômetros do centro de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, estado de Santa Catarina.

Esse território tem sido um símbolo de resistência e luta pelos direitos dos povos originários, especialmente após o recente julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), que foi favorável ao povo Xokleng. A decisão rejeitou a aplicação do “marco temporal” na demarcação de terras indígenas, uma tese que pretendia limitar os direitos dos povos indígenas ao estabelecer que apenas aqueles que ocupavam suas terras ancestrais na data de promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, teriam direito a elas. Essa vitória representou um marco importante na luta pelos direitos territoriais dos povos indígenas em todo o Brasil.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer a Escola Vanhecú Patté, localizada nas aldeias Bugio e Takuaty (Guarani), situadas em uma região montanhosa a 900 metros de altitude, distantes das demais aldeias do território. A escola é um exemplo de educação diferenciada e comprometida com os valores e saberes tradicionais dos povos Xokleng, Guarani e Kaigang.

Além disso, os visitantes foram recebidos pela liderança Brasílio Priprá, que tem desempenhado um papel crucial na defesa dos direitos de seu povo. Brasílio, cujo nome homenageia um guerreiro tombado na luta pela terra, atua há mais de vinte anos como representante político das aldeias da nação Xokleng, com uma longa trajetória de trabalho junto à FUNAI e de enfrentamentos jurídicos, inclusive no STF. A luta pela preservação e usufruto das terras tradicionais continua sendo uma prioridade para ele e sua comunidade, uma causa que também é abraçada por seus filhos, que atualmente estudam na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Um agradecimento especial é dirigido a Cristhian Roberto Priprá, filho de Brasílio, que demonstrou grande compromisso e amizade ao guiar o grupo por todo o território, compartilhando as histórias e desafios enfrentados pelo povo Xokleng. A visita não apenas fortaleceu os laços entre as Licenciaturas Interculturais Indígenas e as comunidades indígenas, mas também reafirmou o compromisso com a luta pelos direitos dos povos originários e pela preservação de suas culturas e territórios.