Professor Rafael Xucuru-Kariri Recebe Prêmio Tese CAPES pelo Estudo "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos"

É com grande alegria que anunciamos que o professor Rafael Xucuru-Kariri, que integrará o corpo docente do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA, acaba de receber o Prêmio Tese CAPES pelo seu trabalho defendido em 2023, intitulado "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos".

A tese, orientada pelo Prof. Clóvis Roberto Zimmermann no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFBA, analisa como o discurso público dos povos indígenas reivindica suas terras e direitos, utilizando como base suas próprias concepções de justiça, retomada, Bem Viver e liberdade. Rafael Xucuru-Kariri percorre o caminho dessas cartas em diferentes contextos políticos, destacando a luta contínua dos povos indígenas contra um Estado colonial e tutelador, que muitas vezes se mostra voltado para um projeto de opressão e morte.

Segundo o professor Rafael, "percorro o caminho dessas cartas, em diferentes contextos políticos, analisando como o discurso público dos povos indígenas reivindica suas terras com base em concepções próprias de justiça, retomada, Bem Viver e liberdade, diante de um Estado caracterizado como colonial, tutelador da vontade dos indígenas e voltado para um projeto de morte". A pesquisa revela que, embora os povos indígenas no Brasil escrevam cartas desde o século XVII, essa produção epistolar não recebeu a devida atenção dos analistas políticos, cientistas e formadores de opinião.

O trabalho de Rafael Xucuru-Kariri apresenta e analisa um conjunto de 1000 cartas escritas nos últimos cinquenta anos, disponíveis no site "As Cartas dos Povos Indígenas ao Brasil" – o primeiro arquivo digital de correspondências entre esses povos e a sociedade brasileira. A pesquisa mapeou a circulação dessas cartas, definindo-as como documentos públicos dos povos indígenas, que refletem suas percepções sobre si mesmos e sobre as sociedades com as quais convivem. O estudo busca compreender a complexa experiência de ser indígena no Brasil, abordando tanto a vida quanto a morte nesse contexto.

A tese é fundamentada em referenciais teóricos de Duncan Ivison (2020), que discute as manifestações dos povos indígenas nas democracias liberais contemporâneas, juntamente com as concepções de carta pública de Maria José Bergia (2019) e Suzane Costa (2013), e as reflexões de Ailton Krenak (2015) sobre o papel dos povos indígenas na sociedade brasileira. Rafael Xucuru-Kariri conclui seu estudo demonstrando como a retomada política do Brasil se manifesta e se intensifica por meio da comunicação pública entre os povos indígenas e o país.

O trabalho premiado está disponível no Repositório Institucional da UFBA e pode ser acessado gratuitamente através do link: Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos.

Toda a equipe da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA sente-se imensamente orgulhosa de ter o professor Rafael Xucuru-Kariri como parte deste projeto, contribuindo para o fortalecimento da Educação Escolar Indígena no estado da Bahia e no Brasil. Parabenizamos o professor Rafael por sua conquista e pelo importante trabalho de pesquisa que fortalece a visibilidade e a voz dos povos indígenas em nossa sociedade.