Aula Inaugural da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA: Um Novo Ciclo de Saberes e Resistência

No dia 31 de agosto, sábado, a Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Bahia (UFBA) dará início a um novo ciclo de saberes e resistências com sua Aula Inaugural. A partir das 8h, a primeira turma do curso será acolhida em nossa unidade, na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, em São Lázaro, Salvador. A programação da Aula Inaugural é pensada para integrar e engajar os novos estudantes em um dia repleto de atividades significativas.

Programação:

• 08h00: Toré/Awê – Celebração tradicional
  • 08h30: Café da Manhã Coletivo
  • 08h30 - 11h00: Visitação ao stand do NOAP/UFBA, sob a coordenação da Profa. Rejâne Lira (Instituto de Biologia) e também do Laboratório FARTERRA (Faculdade de Farmácia).
  • 09h00: Abertura Institucional – Cerimônia oficial de abertura do semestre letivo.
  • 10h00: Aula Magna: "Educar nas Retomadas" com Rafael Xucuru-Kariri e Mestra Mayá
  • 11h00: Conversa com estudantes indígenas do PET Comunidades Indígenas
  • 11h30: Conversa com Docentes, Coordenação e Secretaria
  • 12h30: Almoço no Restaurante Universitário (exclusivo para estudantes).

Sobre o Laboratório FARTERRA:

O Laboratório Farmácia da Terra (FARTERRA), por meio de seu Programa de Extensão Permanente, visa produzir e disseminar conhecimento sobre os recursos da biodiversidade e seus derivados, valorizando a memória biocultural de comunidades locais e tradicionais. Com uma trajetória de mais de três décadas, o FARTERRA tem contribuído para o entendimento e a valorização dos recursos da biodiversidade, em diálogo com práticas de saúde tradicionais e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Rede de Zoologia Interativa (REDEZOO):

Durante a Aula Inaugural, os participantes poderão visitar a exposição da REDEZOO, que abordará o mundo dos animais peçonhentos e a produção audiovisual na Aldeia Tukum – Tupinambá de Olivença. A exposição é realizada pelo Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (NOAP/UFBA) e conta com a coordenação da Profa. Rejâne M. Lira da Silva.

Sobre os conferencistas da Aula Magna:

• Rafael Xucuru-Kariri, professor recém-integrado ao corpo docente da Licenciatura Intercultural Indígena, acaba de receber o Prêmio Tese CAPES por sua pesquisa "Retomar o Brasil: um estudo das cartas escritas pelos povos indígenas nos últimos 50 anos". Sua tese explora as cartas públicas dos povos indígenas como expressões de luta e resistência, utilizando conceitos de justiça e Bem Viver próprios dessas comunidades.

• Mestra Mayá, uma educadora e líder indígena de grande relevância, compartilhará suas experiências de vida e luta no contexto das retomadas e da educação indígena. Seu livro "A escola da reconquista" narra a resistência e o esforço de seu povo, os Pataxó Hãhãhãe, para reconquistar suas terras e preservar suas tradições.

Toda a equipe da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA se sente honrada em iniciar este novo capítulo com uma programação tão rica e diversa. Convidamos toda a comunidade acadêmica a participar deste momento especial de acolhimento e celebração da diversidade e da resistência indígena.

Serviço:

• Data: 31/08/2024 (sábado)
  • Horário: A partir das 8h00
  • Local: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, São Lázaro, Salvador, Bahia

Venha fazer parte desta jornada de aprendizado e transformação!