Primeira Aula da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA Aconteceu na Aldeia Tupinambá do Divino Espírito Santo

Hoje, dia 1º de setembro de 2024, aconteceu a primeira aula da Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A aula foi realizada como uma visita técnica à Aldeia Tupinambá do Divino Espírito Santo, localizada em Abrantes, Camaçari, e foi liderada pela Cacica Renata Tupinambá e pela Majé Rívia Tupinambá. Representando a juventude, contamos com a participação do estudante de Desenho e Plástica da UFBA, Thiago Tupinambá.

Esta atividade marcou o início do componente curricular "FCHM36 - Memórias da Luta e Resistência dos Povos Indígenas do Nordeste", ministrado pela Professora Doutora Notório Saber, Pajé Japira Pataxó, do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA. Pajé Japira, pertencente à Aldeia Novos Guerreiros do Povo Pataxó, trouxe uma abordagem única e envolvente para os estudantes, que puderam vivenciar o cotidiano e as realidades da luta indígena diretamente no território.

Para a estudante Ǐã Gwarini, que também é professora indígena no território Tupinambá do Sul da Bahia, a experiência foi especialmente significativa: "Pela aula de hoje ser numa comunidade indígena, em uma retomada, foi uma aula importante para todos nós, principalmente porque no meu povo tem pessoas que nunca viajaram, que estão apreensivas, com bastante receio do desconhecido e de vir estudar na capital. Estar nesses ambientes de retomada, que é a realidade de muitos aqui, que vêm de aldeia, de comunidade, acaba sendo acolhedor."

Agradecemos à comunidade Tupinambá de Abrantes por nos receberem de braços abertos e por proporcionarem uma primeira aula que, sem dúvida, será um marco na trajetória de todos os nossos estudantes. Que essa primeira aula seja apenas o começo de uma caminhada rica e transformadora rumo à formatura e ao fortalecimento dos saberes indígenas. Profa. Japira Pataxó aguarda os relatórios de todas e todos!