Parabéns a Henrique da Silva e Nawê Pataxó pela Premiação no Seminário Internacional "Fazendo Gênero 13"

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto de 2024, o Campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, foi palco do seminário internacional “Fazendo Gênero 13 contra o fim do mundo: anti-colonialismo, anti-fascismo e justiça climática”. O evento, de caráter transnacional e interdisciplinar, reuniu pesquisadoras e pesquisadores, artistas e ativistas de movimentos sociais, promovendo um espaço de diálogo e intercâmbio que abordou questões centrais como gênero, sexualidades e feminismo. Com a proposta de aproximar a academia das diversas experiências de mundo, o seminário possibilitou conexões horizontais que valorizaram a diferença e a diversidade.

Nesse contexto, os estudantes indígenas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Henrique da Silva e Nawê Pataxó, se destacaram ao receber o Prêmio Destaque da Iniciação Científica. O reconhecimento foi pelo trabalho intitulado "Sábados de Ciências Indígenas: integrando saberes e fortalecendo vínculos Universidade-Comunidades Indígenas", desenvolvido no âmbito do Programa de Educação Tutorial - Comunidades Indígenas da UFBA, sob a orientação do ex-tutor Felipe Bruno Martins Fernandes.

A Licenciatura Intercultural Indígena parabeniza Henrique da Silva e Nawê Pataxó por essa conquista, que enaltece não apenas a UFBA, mas também os povos indígenas da região Nordeste do país. Este prêmio é um testemunho do compromisso e dedicação de ambos e de toda a equipe do programa em promover a integração dos saberes tradicionais com o conhecimento acadêmico, fortalecendo os vínculos entre a Universidade e as Comunidades Indígenas.