Hoje foi realizada a solicitação das disciplinas do segundo semestre de nosso curso aos respectivos departamentos da UFBA, marcando mais uma etapa na organização acadêmica da Licenciatura Intercultural Indígena. No semestre 2025.1, os estudantes terão acesso às disciplinas Avaliação da Aprendizagem, Educação Indígena e Direitos Humanos, Educação, Identidade e Pluralidade Cultural, Legislação da Educação Escolar Indígena, História Indígena e do Indigenismo, Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos e à ação curricular em comunidade e sociedade (ACCS) Onda Solidária de Inclusão Digital: Tecnologia a Serviço da Cidadania. Em breve, divulgaremos o perfil dos docentes que ministrarão estas disciplinas.
A disciplina Avaliação da Aprendizagem abordará a avaliação como ferramenta essencial para planejar e acompanhar ações educativas, analisando suas diferentes concepções e manifestações práticas, além de estudar os procedimentos e instrumentos envolvidos. Já em Educação Indígena e Direitos Humanos, os estudantes refletirão sobre concepções de educação indígena, direitos e deveres dos povos indígenas, educação intercultural e bilíngue, além de temas como bioética, oralidade e tradição. Educação, Identidade e Pluralidade Cultural proporcionará uma análise crítica dos aspectos socioculturais que fazem do Brasil um país pluricultural, explorando conceitos como identidade, memória, preconceito e cultura popular na educação formal e não-formal.
Legislação da Educação Escolar Indígena investigará as bases legais e administrativas da educação indígena no Brasil, revisitando a história das lutas indígenas por educação e os desafios para a participação nos sistemas educacionais nacionais. Na disciplina História Indígena e do Indigenismo, os estudantes analisarão os processos históricos de conquista e dominação dos povos indígenas, suas estratégias de resistência e a construção de políticas e práticas sociais que envolvem relações interétnicas. Oficina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos desenvolverá estratégias para leitura crítica e escrita acadêmica, com foco no domínio de operadores teóricos e linguísticos. Por fim, a ACCS Onda Solidária de Inclusão Digital promoverá o uso de tecnologias digitais como meio de contribuir para o desenvolvimento sociocultural e econômico, oferecendo cursos como iniciação à programação, montagem de computadores e atividades maker.
O coordenador do curso, Felipe Fernandes, e o secretário, Wender Freitas, agradecem imensamente ao servidor Rodrigo do Lago Vieira, do curso de Museologia da FFCH, pelo apoio fundamental nesta etapa. Também expressamos gratidão a Karine Menezes, da SUPAC, e a Noemi Pereira, do PARFOR/UFBA, pelo suporte na adequação do calendário acadêmico às necessidades específicas do curso.