Este projeto é parte de uma rede de 24 projetos coordenada por Prof. Alan Love, da Universidade de Minnesota (EUA), e financiada pela Fundação John Templeton, bem como do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), coordenado por Prof. Charbel N. El-Hani (IBIO/UFBA) e financiado pelo CNPq, CAPES e FAPESB. O projeto busca investigar a individuação de sistemas ecológicos e a atribuição de funções aos seus componentes, como base para seus propósitos intrínsecos, aplicando os resultados teóricos à análise dos conceitos de 'saúde' (health), 'sofrimento' (distress) e 'ruptura' (disruption), amplamente usados na política e gestão ambiental, para verificar se são de fato justificáveis e aceitáveis, bem como à discussão sobre a atribuição de valores intrínsecos a sistemas ecológicos, no âmbito de uma ética ecocêntrica. A teoria organizacional das funções ecológicas, anteriormente elaborada por pesquisadores da equipe, será utilizada para o entendimento do propósito intrínseco em sistemas ecológicos e para derivar critérios bem fundamentados para a identificação de grupos funcionais em tais sistemas e de características funcionais em organismos. Será um resultado chave do projeto a elaboração de ferramentas diagnósticas práticas para a individuação de sistemas ecológicos e a atribuição de funções às suas partes, bem como bases filosóficas para justificar ou rejeitar metáforas baseadas na ideia de saúde para estabelecer objetivos na política e gestão ambiental, assim como atribuições de valor intrínseco a sistemas ecológicos; Pesquisa Etnoecológica, Educacional e de Conservação e Inovações Pedagógicas em Comunidades Pesqueiras e Indígenas: O projeto, realizado em comunidades pesqueiras da Bahia e na comunidade indígena Djore Mebengokré da Aldeia Mrôtdijam, Terra Indígena Trincheira-Bacajá, Pará, tem como objetivos: (i) Realizar estudos sobre conhecimentos e práticas de comunidades de pescadores e indígenas; (ii) Desenvolver trabalho de pesquisa, inovação e desenvolvimento em colaboração com professores locais, visando educação intercultural como diálogo de saberes, que possa aumentar autoestima de estudantes, contribuir para conservação de conhecimentos e práticas de pescadores e marisqueiras, e propiciar ambiente significativo para aprendizagem de assuntos escolares; (iii) Derivar de estudos teóricos e de campo um modelo de pesquisa e desenvolvimento inter- e transdisciplinar em comunidades tradicionais.
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE): O IN-TREE visa produzir e investigar a produção de conhecimento inter- e transdisciplinar em ecologia e evolução a partir da interação entre pesquisadores e estudantes brasileiros e estrangeiros e setores da sociedade brasileira, como órgãos ambientais e escolas. Com isso, atuará na fronteira do conhecimento, impactando de modo relevante esses campos científicos e contribuindo para a solução de problemas nacionais em áreas consideradas estratégicas nas políticas públicas de meio ambiente, C&T&I, educação e extensão universitária, e relacionadas a pelo menos dois dos temas estratégicos do edital. O IN-TREE inclui 154 pesquisadores e técnicos ambientais (20 deles bolsistas PQ do CNPq) de 49 laboratórios de 11 instituições brasileiras, principalmente do Nordeste, vinculados a 26 programas de pós-graduação (dos quais 10 possuem conceito entre 5 e 7) e 45 pesquisadores estrangeiros de 14 países. A rede de laboratórios associados ao IN-TREE desenvolverá 13 projetos temáticos (PT), abordando questões de pesquisa na fronteira do conhecimento em ecologia e/ou evolução a partir de uma diversidade de abordagens, incluindo: (a) procedimentos empíricos (de laboratório e de campo; mensurativos e manipulativos) e teóricos (modelagem conceitual, matemática, computacional, estatística, evolutiva) com foco em métodos, substâncias/moléculas, genes, fisiologia, desenvolvimento, indivíduos, comportamentos, plasticidade fenotípica, populações, filogenias, interações ecológicas, comunidades, ecossistemas, propriedades dos ecossistemas, serviços ecossistêmicos, sistemas socioecológicos, e impactos; (b) métodos relacionados às áreas da epistemologia, ética, educação, sociologia, antropologia, comunicação e economia; (c) metodologias participativos relacionadas à interação com a sociedade. Além disso, serão desenvolvidos cinco projetos integradores (PI), transversais aos projetos temáticos, que estimularão as equipes dos PT a adorar perspectivas inter- e transdisciplinares nos campos da modelagem, epistemologia/ética, interação com sociedade, comunicação e inovação. Uma série de estratégias, que incluem a atuação do Comitê Gestor, o uso de tecnologias de informação e comunicação, seminários, estabelecimento de comitês interdisciplinares de orientação e promoção de cursos serão adotadas pelo IN-TREE para catalisar a atuação interdisciplinar e transdisciplinar dos laboratórios. O IN-TREE possui um conjunto de ações de interação da sociedade que, para além da divulgação e popularização da ciência, estabelecerão estratégias de envolvimento de setores da sociedade na produção de conhecimento voltado para a solução de problemas, contribuindo para a implementação de políticas públicas e para o desenvolvimento social. Conta ainda com um PI especialmente voltado à prospecção de produtos e processos do Instituto que configurem inovação tecnológica e para criação de uma cultura de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Ensino de evolução e ecologia: estudos teóricos e aplicados - O projeto reúne uma série de estudos focados no ensino de evolução e ecologia, que podem ter natureza teórica e/ou aplicada. Atualmente, focos principais de pesquisa são o uso de jogos eletrônicos (como o jogo Calangos, desenvolvido por nossa equipe de pesquisa) no ensino de ecologia, visando aprendizagem sobre nicho ecológico e termorregulação; abordagens integradas no ensino de evolução combinando vários tipos de processos, tanto micro- quanto macroevolutivos; análises de evo-devo em relação a questões teóricas e educacionais; critérios para selecionar conteúdos para o ensino médio considerando a biologia evolutiva e a funcional, e suas mútuas relações.