A UFBA anuncia a realização do primeiro Tempo Universidade-na-Comunidade, que acontecerá entre os dias 07 e 17 de janeiro de 2025, na Aldeia de Mirandela, localizada no Território Indígena do Povo Kiriri, em Banzaê, Bahia. Este evento histórico contará com a presença de estudantes da Licenciatura Intercultural Indígena, além de alunos de antropologia, monitores, professores e apoiadores.
Essa atividade, prevista no cronograma do semestre 2024.1, tem como objetivo fortalecer as trocas de saberes entre a universidade e as comunidades indígenas, por meio de vivências e formações no próprio território indígena.
PROGRAMAÇÃO DESTACADA
Durante os dias do evento, os participantes terão uma imersão cultural e educacional. Confira alguns dos destaques da programação:
- Recepção Tradicional: Os estudantes serão recebidos por pajés, caciques, benzedeiras, lideranças, e a comunidade Kiriri na Escola Estadual Kiriri José Zacarias.
- Visitas Culturais: Caminhada no território Kiriri e visita ao Centro Cultural Kiriri.
- Mini-Curso de Cerâmica: Ministrado por Nininha Kiriri, Mestra Ceramista, com apoio da PROEXT/UFBA.
- Conclusão das Disciplinas: Temas como direitos dos povos indígenas, etnomatemática, astronomia indígena, e organização da educação brasileira serão abordados.
- Memórias e Resistência: Reflexões sobre a luta e a resistência dos povos indígenas do Nordeste.
O evento reafirma o compromisso da UFBA em promover a integração entre o saber acadêmico e os conhecimentos tradicionais, além de valorizar as culturas indígenas no espaço universitário.
Para mais informações, acompanhe nossas atualizações no site e redes sociais da LINTER.