Práticas de Ensino

  • Avaliação da Aprendizagem

Estudo da avaliação como instrumento indispensável para o planejamento e acompanhamento das ações educativas. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática. Procedimentos e instrumentos da avaliação da aprendizagem.

  • Educação Ambiental

Desenvolvimento de atividades teórico-práticas para a identificação de problemas ambientais através de contato direto com os mesmos. Análise de questões ambientais no âmbito da escola e outras instituições. O papel do professor na sensibilização da comunidade na discussão do ambiente em seus aspectos sócio-político-culturais.

  • Educação Indígena e Direitos Humanos

Analisa as diferentes concepções de educação indígena; o processo educativo e a produção e troca de saberes; a escola e a educação diferenciada: o papel do Estado e as políticas públicas; os direitos e deveres indígenas; a bioética e a interculturalidade; o pluriculturalismo e a educação bilingue; a função da escrita e da oralidade na educação indígena; a tradição e os mitos indígenas.

  • Etnomatemática

As dimensões da etnomatemática (dimensão conceitual, dimensão histórica, dimensão cognitiva, dimensão epistemológica, dimensão política e dimensão educacional) correlacionados à Educação Escolar Indígena.

  • Gestão Educacional

Estudo das teorias e práticas de organização administrativa e gestão financeira dos sistemas e estabelecimentos de ensino, com ênfase na implementação dos conceitos de autonomia, planejamento, direção, participação, projeto político-pedagógico, avaliação e controle de processos educacionais.

  • Informática na Educação

O computador como ferramenta de construção do conhecimento. O conhecimento e as mídias oral, escrita, visual e digital. Histórico da informática na educação. Os tipos de ambientes educacionais baseados em computador. As implicações pedagógicas e sociais do uso da informática na educação. Informática na educação especial, na educação à distância e no aprendizado cooperativo.

  • Legislação da Educação Escolar Indígena

Estudo das bases legais e administrativas dos sistemas de educação indígena no Brasil. Introdução à história dos sistemas de educação indígena no Brasil. Introdução à história das lutas indígenas pela educação entre grupos étnicos e povos indígenas no Brasil. Estudo dos desafios para a participação indígena nos sistemas nacionais de educação no Brasil.

  • Organização da Educação Brasileira

Análise e estudo do sistema educacional brasileiro, considerando os aspectos legais, sócio-políticos, administrativos e financeiros, enfatizando a organização dos sistemas de ensino nos diversos níveis e modalidades. Análise das políticas públicas de educação no Brasil.

  • Pesquisa em Educação

Princípios da ciência e do método científico. Abordagem alternativas de pesquisa. Técnicas de levantamento e análise de dados. Delineamento do Projeto de Pesquisa e do Relatório de Pesquisa. Aspectos éticos da pesquisa e a construção de uma postura analítico-crítica.

  • Produção de Material Didático-Pedagógico para a Educação Escolar Indígena

Esta oficina tem como objetivo criar materiais didáticos interculturais para escolas indígenas na Bahia. As etapas incluem Identificação de Objetivos de Aprendizagem, Conhecimento do Público-Alvo, Mapeamento do Conteúdo, Seleção de Recursos, Design Instrucional, Adaptação a Diferentes Estilos de Aprendizagem, Revisão e Produção Final. A atividade abrange a avaliação crítica dos recursos existentes, visando à elaboração de materiais específicos alinhados aos contextos dos Povos Indígenas da Bahia. Abordaremos a filosofia e a didática da Educação Escolar Indígena, com ênfase em estratégias, metodologias e aspectos teóricos. Realizaremos uma análise objetiva da interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e avanços históricos na educação indígena no Brasil e na Bahia, explorando o caráter emancipador do ensino-aprendizagem e o papel de livros didáticos e materiais pedagógicos na Educação Escolar Indígena.

  • Seminário Didático de Educação Escolar Indígena

A atividade de Seminário Didático em Educação Escolar Indígena oferece ao estudante uma nova perspectiva sobre um tema de interesse, permitindo a identificação do papel da didática em educação nos contextos históricos, geográficos, culturais, sociais e ambientais dos Povos Indígenas da Bahia. O Seminário visa estimular o protagonismo dos estudantes, incentivando o aprofundamento de conhecimentos na área de habilitação a ser escolhida, ampliação de redes e contatos com colegas e docentes, além do desenvolvimento do pensamento crítico e da resiliência necessária para enfrentar os desafios nas escolas indígenas do estado. Adicionalmente, engloba pesquisa-ação nas escolas, envolvendo o levantamento de bibliografia indígena e não-indígena sobre seu povo e a educação no território. Inclui ainda a análise dos materiais didáticos e para-didáticos utilizados nas escolas indígenas na área escolhida, culminando na apresentação de seminários com esses resultados durante a atividade e nas próprias escolas. Essa abordagem proporciona oportunidade para a troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, fortalecendo o comprometimento dos estudantes com a melhoria da educação indígena na Bahia.

  • Territórios, Territorialidades e Terras Indígenas

Território, territorialidade, espaço e lugar na concepção indígena e não-indígena. As discussões teóricas, feitas hoje em dia, sobre questões como: identidade, cultura e as diferentes noções de territorialidade indígena no Brasil. Pesquisas sobre Territorialidade e Cultura. Introdução à cartografia dos territórios indígenas ao longo da história dos povos indígenas no Brasil e na Bahia. Estudo dos fatores históricos básicos da espoliação das terras indígenas no Brasil e na Bahia, a partir de 1500. Estudo dos desafios para o reconhecimento dos direitos territoriais dos povos indígenas do Brasil e da Bahia. Estudo da relação entre as formas indígenas de compreensão do território e as formas legais dos Estados.