Estágios Supervisionados Obrigatórios

• Estágio Supervisionado e Prática de Ensino I

Vivência em ambiente de prática do exercício docente em Escola Indígena, com o desenvolvimento de atividades relacionadas aos diversos campos de atuação, sob supervisão de um professor orientador e de um supervisor legalmente habilitado no local de estágio, conforme as diretrizes estabelecidas no Regulamento do Estágio Supervisionado e Prática de Ensino da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA. Elaboração de um Diagnóstico Prévio da Situação da Escola, incluindo a análise da intervenção e/ou prática docente nos processos educativos escolares e não escolares em terras indígenas e/ou em espaços fora das terras indígenas. Estudo da instrumentalização para análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e demais documentos escolares relacionados à escola indígena.

• Estágio Supervisionado e Prática de Ensino II

Vivência em ambiente de prática do exercício docente em Escola Indígena, com o desenvolvimento de atividades relacionadas aos diversos campos de atuação, sob supervisão de um professor orientador e de um supervisor legalmente habilitado no local de estágio, conforme as diretrizes estabelecidas no Regulamento do Estágio Supervisionado e Prática de Ensino da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA. Elaboração de um Projeto de Intervenção, fundamentado no diagnóstico realizado durante a primeira etapa do estágio. Este projeto englobará tanto o estudo teórico quanto o prático dos conteúdos estratégicos do ensino em ambientes escolares indígenas de nível básico e médio, visando identificar lacunas existentes. Com base nessa análise, será desenvolvido o projeto de intervenção com o propósito de superar tais lacunas. Após a aprovação pela supervisão, o projeto de intervenção será implementado.

• Estágio Supervisionado e Prática de Ensino III

Vivência em ambiente de prática do exercício docente em Escola Indígena, com o desenvolvimento de atividades relacionadas aos diversos campos de atuação, sob supervisão de um professor orientador e de um supervisor legalmente habilitado no local de estágio, conforme as diretrizes estabelecidas no Regulamento do Estágio Supervisionado e Prática de Ensino da Licenciatura Intercultural Indígena da UFBA. Execução do plano de intervenção elaborado na etapa anterior do estágio, incluindo a escrita detalhada do Relatório Final de Estágio que abrange todas as fases do processo. Isso vai desde a realização do diagnóstico prévio até a elaboração do projeto de intervenção e sua efetiva execução. A análise da experiência será conduzida à luz das teorias e práticas de ensino aprendidas ao longo do curso, proporcionando uma abordagem abrangente e reflexiva sobre o desenvolvimento e impacto do projeto.