Habilitação em Matemática e Ciências da Natureza

11 componentes curriculares, com 630 horas, as quais 30% são horas presenciais teóricas (Tempo-Universidade) e o restante são atividades teórico-metodológicas realizadas nas comunidades (Tempo-Comunidade e Tempo Universidade-Comunidade).

  • Campo da Saúde: saberes e práticas

Saberes que interagem no campo da saúde. Situação de saúde da população brasileira: principais problemas, determinantes e políticas. Sistemas e serviços de saúde no Brasil: história, organização atual e perspectivas. Práticas profissionalizantes de saúde e formas de organização do processo de trabalho individual e coletivo. Seleção e debate de temas numa perspectiva interdisciplinar.

  • Computador, Ética e Sociedade

O papel do computador na sociedade contemporânea: impactos, consequências e tendências. Os novos paradigmas da sociedade da informação e seus aspectos econômicos, sociais, políticos, éticos, culturais e educacionais. Ética e a profissão. Direitos e deveres do profissional. Associações, órgãos de classe e seus objetivos.

  • Conceitos de Física A

Estudo da gênese do método científico. Conceitos, fenômenos e leis físicas relativas à Mecânica, desde suas origens na Grécia Antiga até a revolução científica do século XVII. Em especial, estudo da Cosmologia e da Física aristotélica; a Astronomia ptolomaica; a transmissão do aristotelismo ao ocidente; a Astronomia e a Física da Idade Média; a revolução copernicana; a obra científica de Kepler; a obra científica de Galileu; o nascimento da Física newtoniana e a modernização da Mecânica newtoniana. O estudo contextualizado do assunto é apoiado por experimentos demonstrativos, quando possível.

  • Diversidade de Plantas, Algas e Fungos

Compreensão dos critérios utilizados na organização e classificação dos sistemas vivos, e da nomenclatura científica. Compreensão e análise do conceito de biodiversidade. Estudo e compreensão dos níveis de organização dos sistemas vivos. Estudo e compreensão da organização morfológica e dos aspectos funcionais dos fungos. Estudo da origem dos eucariontes fotossintetizantes e entendimento da história evolutiva dos plastídios. Estudo e compreensão da origem das plantas terrestres. Estudo e compreensão da organização morfológica e funcional das plantas terrestres. Estudo e entendimento dos ciclos reprodutivos ou história de vida dos principais grupos de plantas terrestres. Reflexões sobre as repercussões dos conhecimentos adquiridos sobre as plantas terrestres e suas aplicações na sociedade humana.

  • Elementos da Matemática

Estudo geral de funções. Função de 1o e 2o grau. Função exponencial e função logarítima. Logarítimos decimais. Progressões. Juros. Noções de Matemática Financeira.

  • Expressão Gráfica IA

Estudo do Desenho Geométrico no contexto do ensino aprendizagem através de experimentações de metodologias lúdicas e tradicionais. Uso de Ferramentas Computacionais aplicadas ao Desenho.

  • Fitofármacos e Fitoterapia

Estudo da matéria-prima de origem vegetal e dos fitomedicamentos, em conteúdos que abrangem o conhecimento químico, farmacológico e toxicológico dos fitofármacos, com ênfase na importância atual da manipulação e produção industrial dos medicamentos desses. No contexto da aprendizagem, valorização do conhecimento popular na busca de novos fitofármacos; preservação dos recursos naturais disponíveis. Importância do estudo das atuais legislações que regulamentam o cultivo das plantas medicinais, a biotecnologia agregada à produção da matéria-prima vegetal e o registro e produção do fitomedicamento; o papel do farmacêutico nesse dinâmico mercado em constante crescimento. Discussão sobre as drogas vegetais usadas na clínica médica, certificadas através da bibliografia especializada em "sites", revistas científicas, farmacopéias e relatórios nacionais e internacionais. Viabilidade do uso de plantas medicinais nos serviços de saúde.

  • Fundamentos da Zoologia
Estudo elementar da Zoologia. Identificação e caracterização geral dos diversos agrupamentos zoológicos. Técnicas para obtenção de organismos e montagens de coleções didáticas. Estudo prático de exemplares típicos dos grupos mais representativos.
  • Fundamentos de Ecologia e Ciências Ambientais

Reflexões sobre o meio ambiente, a crise ambiental e o impacto humano no meio ambiente. conceitos básicos em ecologia. A problemática ambiental atual e os padrões de consumo de recursos no mundo; histórico do desenvolvimento da consciência ambiental no mundo e o conceito do desenvolvimento sustentável; padrões de qualidade ambiental e indicadores sobre o estado do meio ambiente. Possíveis soluções para a crise: análise da problemática dos recursos limitados e possíveis soluções através do exemplo dos recursos renováveis.

  • Fundamentos de Química

Estrutura do átomo: modelos de Rutherford–Bohr e atual. Ligação Química: Teoria de ligação de valência; Introdução à teoria de orbital molecular; Modelo simplificado da ligação iônica. Forças Intermoleculares. Soluções e Colóides. Reações Químicas: aspectos qualitativos. Reações Químicas: aspectos quantitativos. Energia de Ativação e Equilíbrio Químico.

  • Gestão Ambiental: elementos e procedimentos em áreas de Povos Indígenas

Propiciar conhecimentos básicos para a apropriação dos elementos e procedimentos de gestão ambiental incidentes em áreas de povos indígenas. A questão ambiental: contextualização e bases conceituais. Impactos ambientais: caracterização de impactos em áreas dos povos indígenas- contextualização e dinâmica de discussão. Gestão ambiental: instrumentos aplicáveis às áreas de povos indígenas.

  • Introdução à Biologia
Organização e evolução da célula. A superfície celular. Motilidade e forma da célula. Os componentes do citoesqueleto. Organização do material genético. O ciclo celular. A decodificação da informação genética. Organização e evolução molecular de agentes infecciosos não celulares. A lógica molecular na condição vital. A origem e evolução da vida.
  • Matemática para o Ensino Fundamental

Números naturais: cardinalidade ,ordem ,Propriedades aritméticas ; Números inteiros: Simetrização dos naturais ( utilizando sistema posicional -- noção métrica) ,Ordem , Divisão euclidiana , Propriedades aritméticas, Divisibilidade e congruência, números primos; Números racionais: Fração, Aritmética , Ordem , Razão, proporção e interpretação geométrica , Regra da falsa posição. Conceitos Geométricos: Simetria , Perímetro , área e volume ,Semelhança e congruência, Combinatória e contagem: Conjuntos e operações com conjuntos ; Principio multiplicativo da combinatória , Principio da casa dos pombos.

  • Pré-Cálculo

Conjuntos numéricos. Progressões geométricas e somas infinitas. Expansões decimais. Areta real, coordenadaas e intervalos. Inequações. Curvas no plano. Equações da reta, inclinação. Trinômio de segundo grau. Cônicas como lugar geométrico. Funções: conceitos básicos, função composta, função inversa. Funções elementares: polinominais, trigonométricas, exponecial e logarítmica. Funções racionais e sua decomposição.

  • Racionalidades Terapêuticas: saberes e práticas alternativas e tradicionais

A pluralidade do campo terapêutico. Incomensurabilidade entre conhecimento científico e conhecimento tradicional. Abordagem crítica frente aos dilemas da racionalidade biomédica e seus efeitos na prática clínica. Resgate da natureza social das práticas de saúde. Novos agenciamentos e paradigmas que conduzem o processo terapêutico. Apresentação dos fundamentos epistemológicos de saberes e práticas oriundos de diversos grupos étnicos (povos indígenas, comunidades religiosas, população negra, quilombolas).