Aula Inaugural ocorreu em 31/08/2024

A licenciatura intercultural indígena da Universidade Federal da Bahia (UFBA) iniciou atividades! Hoje, 31 de agosto, os 40 novos alunos tiveram uma aula magna no Instituto de Letras.

Para o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva, o curso agrega qualidade à instituição. "A licenciatura indígena contribui na construção de conhecimento. Estamos permitindo o desenvolvimento ao integrar a diversidade".

A matriz curricular do curso é inovadora na UFBA , destacou a pró-reitora de graduação, Nancy Vieira. "Temos aqui uma temporalidade diferente, que busca incluir os estudantes".

Nawê Pataxó (Marcos Juan Aquino), aluno de Engenharia Química, e integrante do PET Comunidades Indígenas, convidou os colegas a conhecer as atividades do programa. "Os estudantes indígenas precisam participar dos espaços da universidade". Nawê foi premiado pelo trabalho desenvolvido no PET.

Na abertura do novo curso, estiveram presentes os diretores da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH), Marcelo Mello, e do Instituto de Física (IF), Ricardo de Miranda Filho. A FFCH abriga a licenciatura intercultural indígena, e o IF vai ofertar uma disciplina de astronomia para o curso.

Também participaram do evento João Carlos Salles, ex-reitor da UFBA, além de representantes da Secretaria de Educação da Bahia e da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anai). Os professores Felipe Fernandes, do PET Comunidades Indígenas, e Paul Regnier, de Ciência da Computação , conduziram a apresentação.

Boas-vindas aos novos alunos da UFBA!

Fonte: @ufbaempauta